Gruta Rei do Mato

Rei Do Mato1
Undefined
Rei Do Mato3
Rei Do Mato4


O Curioso nome da gruta tem origem na lenda de que um homem de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, teria habitado o local.

O eremita atraiu a curiosidade dos habitantes de Sete Lagoas, na região central do Estado, e foi chamado de "Rei do Mato".

A Gruta Rei do Mato localiza-se em Sete Lagoas às margens da BR-040, a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Sua entrada se dá através do trevo de acesso a cidade.

A Gruta Rei do Mato, possui quatro salões, que são percorridos nos 220 metros de extensão e 30 de profundidade. As formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. São raras as duas colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura, localizadas em seu último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de espeleotema em seu interior

Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.

 

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE GRUPOS

Telefones: +55 (31) 3771-5258 / 3773-0888 / 3773-6465

Endereço: Rodovia BR 040, km 472 – trevo de acesso a Sete Lagoas (MG)

Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias

Preço: R$ 10,00

Meia entrada: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; estudantes acima de 17 anos com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos. Criança até 5 anos de idade, acompanhado dos pais, não pagam.

fonte: http://www.circuitodasgrutas.com.br/