Museu Casa Guimarães Rosa

Guimaraes Rosa
Guimaraes Rosa3


Localizada na Rua Padre João, esquina com a Travessa Guimarães Rosa na cidade Cordisburgo - MG, a casa de arquitetura modesta,

 

construída em fins do século XIX e princípios do XX, é exemplar destinado à moradia, com sala, quartos, cozinha e com pequeno comércio em cômodo da frente.  Apresenta varanda lateral, cunhais de madeira pintada, paredes de adobe, cobertura em duas águas, vãos internos em linhas retas e acabamento singelo.

O Museu Casa Guimarães Rosa / MCGR, vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais/ Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, foi idealizado no contexto de dois acontecimentos: o falecimento repentino de João Guimarães Rosa em novembro de 1967 e a criação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais – IEPHA / MG em setembro de 1971, órgão que surgiu para materializar o ideal preservacionista vigente à época.

Inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde Guimarães Rosa nasceu e passou sua infância em Cordisburgo, o Museu foi concebido como centro de referência da vida e obra do escritor. Possui uma coleção de aproximadamente 700 documentos textuais, dentre os quais se destacam registros pessoais (certidões, correspondências, discursos, originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de Tutaméia, última obra publicada).

Além do acervo literário, preserva outros registros da vida de Guimarães Rosa  como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural presente na literatura roseana.

Na década de 1980, o Museu passou por substancial reforma. Os documentos textuais foram organizados e arquivados, e um novo projeto expográfico foi realizado. Em cômodo frontal da casa foi reconstituída uma venda típica das existentes nas pequenas cidades mineiras, para representar o antigo comércio de Floduardo Pinto Rosa, pai do escritor: a “venda de seu Fulô”, onde o menino Joãozito cresceu ouvindo histórias contadas pelos frequentadores do lugar.

 

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTO DE GRUPOS

Rua Padre João, 744

Cordisburgo - 35780-000

Tel.: (31) 3715-1425

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O museu fica fechado no Natal, Reveillon e Carnaval

Entrada: R$2,00 (dois reais)

Escolas Públicas Estaduais e Municipais – taxa isenta

Agendamento de visitas: visitas orientadas devem ser previamente agendadas pelo telefone: (31) 3715-1425

Tour 360°: http://www.museuvirtual.ufsj.edu.br/rosa_br/

fonte: http://www.cultura.mg.gov.br/museus-de-minas-gerais/museu-casa-guimaraes-rosa